IV Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe

Universidade Federal da Integração Latino-americana

2023

Prezados colegas, 

É com alegria que anunciamos o IV Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe, que, tal como as edições anteriores, será realizado na Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), na tríplice fronteira, em 2023. 

Na terceira edição do Seminário, realizada em março do ano passado, dentre outras atividades, demos início a um espaço de apresentação, debate e publicação de trabalhos no âmbito do próprio evento. O Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe, orgulhosamente, como frisamos, além das demais contribuições, tem a proposta de fomentar as pesquisas científicas realizadas com referência no pensamento crítico radical e revolucionário. 

Em seguida, com importantes apoios, publicamos em formato de livro a primeira coletânea de trabalhos: “Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI” (Para acessar: clique aqui). 

Infelizmente, o atual momento ainda não nos permite precisar uma data para o nosso IV Seminário. Porém, desde já, aproveitamos a ocasião para convidar a todos para contribuir com as próximas Chamadas e para participar das atividades preparativas que serão realizadas ao longo de 2022.

Grupo de Pesquisa sobre Trabalho

https://grupodepesquisasobretrabalho.wordpress.com

Atividades preparativas

Acervo 2013 entrevista Igor Mendes

Com apoio do projeto de extensão “Acervo 2013”, organizado a partir da Unila, contamos com a presença do ativista e escritor Igor Mendes (autor, dentre outros, do livro “A pequena prisão”), que fez um bate papo com membros do projeto sobre o legado das manifestações de 2013 para a luta de classes no Brasil e na América Latina.

Para informações sobre o Projeto “Acervo 2013”: clique aqui

Para acessar o video da entrevista com Igor Mendes: clique aqui

Lançamento dos livros “O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa em uma região da Amazônia Oriental” e “Laisa Santos Sampaio: uma história de trabalho, vida e morte na Amazônia”

No dia 08.03, realizamos o lançamento dos livros “O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa em uma região da Amazônia Oriental” (2a. edição, Editora da Universidade Federal Fluminense), de autoria de Gil Felix, e de “Laisa Santos Sampaio: uma história de trabalho, vida e morte na Amazônia”, de Laisa Santos Sampaio e Gil Felix.

Para acessar o video do lançamento: clique aqui.

FELIX, Gil. O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa em uma região da Amazônia Oriental. 2a Edição. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2021. Páginas iniciais disponíveis em: “Compromisso e ciências sociais” (Apresentação da 2a edição)

SANTOS SAMPAIO, Laisa; FELIX, Gil. “Laisa Santos Sampaio: uma história de trabalho, vida e morte na Amazônia”. Nova Ipixuna: Edição dos autores, 2021. Páginas iniciais disponíveis em: laisa-santos-sampaio_2021

Acervo 2013 entrevista Wallace de Moraes

No dia 15.03, com apoio do projeto de extensão “Acervo 2013”, organizado a partir da Unila, contamos com a presença do professor Wallace de Moraes (autor, dentre outros, do livro “2013: Revolta dos governados, ou, para quem esteve presente, Revolta do vinagre”), que fez um bate papo com o prof. Gil Felix, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, a respeito do legado das manifestações de 2013.

Para acessar o video da entrevista: clique aqui

“Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI”

No dia 20.04, o Grupo de Pesquisa sobre Trabalho realizou um evento de lançamento de “Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI”, livro organizado pelo prof. Gil Felix. Contamos com a presença de Adrián Sotelo Valencia (UNAM), Sabrina de Oliveira Moura Dias (UFF) e Gil Felix (UNILA).

Para acessar o lançamento: clique aqui

Para acessar o livro: clique aqui

“Capitalismo e surdez”

No dia 04.05, o Grupo de Pesquisa sobre Trabalho realizou um evento de lançamento do livro “Capitalismo e surdez”, publicado em 2021 pelo Editorial El Tiple. Contamos com a presença dos organizadores Gil Felix (UNILA) e Aline Lage (INES).

Obs. A atividade foi gravada e será disponibilizada para o público posteriormente, em versão bilíngue. Interessados/as que queiram receber o link tão logo ele seja publicado, favor entrar em contato pelo email: gptrabalhoetrabalhadores@gmail.com

Para acessar o lançamento: clique aqui (publicação em breve)

Para acessar o livro: clique aqui

%d blogueiros gostam disto: